Patrocinadores

Perfil dos eventos

Atividades Culturais realizadas pela ASPI

GEPI

OBJETIVO
O GRUPO DE ESTUDOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI (GEPI-ASPI) é uma atividade da Associação Paulista da Propriedade Intelectual que tem por objetivo criar um fórum de estudos e debates sobre temas específicos relacionados a Propriedade Intelectual de interesse de seus associados e profissionais da área.

Esta atividade está aberta a participação de todos os profissionais e estudiosos do tema, independentemente de serem associados da ASPI e da experiência ou tempo de trabalho na área.

O GEPI-ASPI se trata de um fórum de debates que visa possibilitar aos participantes o estudo de determinados temas, adquirindo uma visão geral e prática sobre o assunto, através do salutar debate entre opiniões e experiências diversas.

Pela sistemática adotada e que foi sendo aperfeiçoada ao longo dos Grupos de Estudos já realizados, o estudo do tema ocorre a partir da apresentação de um caso concreto hipotético e de questões criadas pelos Coordenadores do GEPI.

A participação dos GEPIs pode ocorrer através da presença nas reuniões previamente marcadas ou pelo correio , abrindo-se a possibilidade de participação de pessoas de outras cidades.

Veja no calendário do Depto. Cultural o próximo GEPI-ASPI e/ou em andamento, bem como as palestras , reuniões e eventos programados.

Para maiores informações e inscrições entre em contato com a ASPI.

GEPI-ASPI: SISTEMÁTICA
Os temas objeto de estudo são escolhidos pelo COMITÊ CULTURAL da ASPI, que se reúne nos meses de fevereiro, julho e dezembro, escolhendo quatro coordenadores que serão responsáveis pela elaboração do caso hipotético objeto de estudo e das questões apresentadas.

Os trabalhos desenvolvem-se em 05 (cinco) reuniões quinzenais. Na primeira reunião ocorre uma pequena apresentação do tema proposto por um especialista da área, seguindo-se a explicação sobre o caso hipotético e as questões que são sorteadas entre os participantes para apresentação de trabalhos nas próximas reuniões.

Cada participante é sorteado para responder uma questão, que é elaborada como se cada pessoa estivesse sendo consultada por um cliente, devendo apresentar seu parecer ou sua resposta a questões de caráter geral sobre o tema, sendo que cada participante já saberá o dia e hora para apresentação do seu trabalho.

Os trabalhos são apresentados a partir da segunda reunião, seguindo-se os debates, sendo que a última reunião possui um tempo dedicado para a elaboração de conclusões sobre as questões propostas e o caso concreto hipotético. O participante pelo correio igualmente será sorteado para uma questão e deverá enviar o seu trabalho, que será lido e apresentado por um dos Coordenadores, bem como receberá todo o material produzido pelos demais participantes.

Após o encerramento do Grupo de Estudos de Propriedade Intelectual a ASPI promove uma palestra sobre o tema abordado, que é gravada em vídeo e disponibilizada para os interessados. (veja relação de vídeos disponíveis e como adquirí-los).

OBS.: Material completo disponível na secretaria.

Café da manhã com palestra

Os escritórios podem usar este espaço para debate de teses, reflexões e experiências.

Horário: 8h30m às 10h30m periodicidade: trimestral.

Almoço palestra

Em um saboroso almoço, é apresentada uma palestra durante o momento da sobremesa.

Horário: 12h00 às 14h00 periodicidade: trimestral.

Ciclo de Palestras

O ciclo de palestras é a atividade que oferece ao associado o debate de temas contemporâneos, como as últimas decisões acerca de temas polêmicos.

Horário: 18h30m às 20h30m periodicidade: bimestral.

Seminários/Simpósios

No caso de temas que demandam um estudo mais aprofundado com amplo debate mediante a apresentação da posição das diretorias do INPI e tribunais, simpósios e seminários são ministrados.

Periodicidade: semestral.

Cursos

Dada a bela estrutura que hoje abriga a sede da ASPI, sua vocação se firmou como importante colaboradora do aperfeiçoamento profissional.

Cursos já ministrados: Patentes, Contratos de Direitos Autorais, Processo Cível e Direitos da Personalidade.

Congresso

A Propriedade Intelectual nas Empresas
O congresso ASPI tem o objetivo de levar a seu associado o debate de temas prementes ao desenvolvimento, portanto aqueles ligados diretamente aos setores da produção intelectual e industrial de nosso país.

Formato: 02 dias Periodicidade: 01 vez por ano.
]